Opiniões



O charme da arquitetura francesa - Setembro/2015



Simplicidade rústica e provençal é um dos destaques das construções francesas.  A França é um país cheio de encantos. Charmosa, elegante e romântica por natureza, não é à toa que é um dos principais destinos para casais apaixonados. ( Foto da Basílica do Sacre Coer Foto: WonderMondo )

Vale destacar que, no século XX, o território francês foi o palco de uma enorme efervescência cultural, chamada de Belle Époque. Nesse período, a arte, a culinária e a arquitetura francesa ganharam força no mundo inteiro, com destaque para marcos arquitetônicos, como a famosa Torre Eiffel.

Quer saber um pouco mais sobre a arquitetura francesa e descobrir o que ela tem de melhor? Veja o artigo que preparamos para você.

Quem pensa que a arquitetura francesa se restringe à Torre Eiffel está muito enganado. A França reúne um misto de influências arquitetônicas e, dentre elas, estão importantes monumentos. como a basílica do Sacré Coeur, a catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo, o Château de Versailles e muitos outros pontos turísticos fascinantes. Além disso, ao caminhar pelas ruas francesas, os turistas e os próprios moradores se deparam com lojas, cafés, jardins e prédios inspiradores, que podem se transformar, inclusive, em referências para a decoração de suas próprias casas.

A arquitetura francesa mescla força e delicadeza, trazendo a marca da lavanda, dos detalhes em gesso e das curvas nas mobílias. Ela se iniciou na transição entre os séculos XVI e XVII, sendo caracterizada pelo trabalho de artesãos que procuravam esconder os defeitos da madeira usando cola e gesso.

Com o passar do tempo, o visual desgastado e envelhecido das superfícies inevitavelmente surgia. Hoje, os detalhes coloniais propositalmente envelhecidos são traços marcantes da arquitetura da França. ( Foto do estilo provençal Splendorsofeurope )

Uma outra característica da arquitetura francesa é o estilo provençal, que aliás. também está em alta nas decorações modernas. Se você quiser levar esse toque francês para a sua casa, use e abuse dos móveis mais clássicos e provençais, mesinhas de jardins, luminárias delicadas, detalhes em pátina e vasos com flores naturais, de preferência, lavanda e rosas claras. 

Outra característica é que ela se utiliza de muitas matérias-primas, dentre elas, o ferro, o gesso e o vidro. Apesar dessa diversidade de materiais, a madeira é certamente o que aparece com mais frequência nas edificações clássicas e também nas modernas. Seja em uma porta, em uma janela, em um corrimão, no piso ou nos móveis que decoram as residências, os detalhes amadeirados são imprescindíveis para dar um ar bucólico, rústico e, ao mesmo tempo, elegante na arquitetura da França.( Foto: Get In Travel )

Mesmo sendo elegante e tendo um ar de sofisticação, a o estilo das construções não ostentam e não valorizam os excessos. A simplicidade proposta pelas vilas, pelas ruas estreitas e pelos pequenos cafés parisienses apenas reforça isso.

Fonte  Imovelweb http://www.imovelweb.com.br/noticias/conheca-o-charme-da-arquitetura-francesa/?utm_source=EMAIL&utm_medium=EMAIL_NEWS&utm_campaign=CONTEUDO

Comente em contato@sergiomauad.com.br