Opiniões



Premiado, edifício também inova em acessibilidade e fluxo de pessoal - Julho/2016



Berrini One - Premiado, edifício também inova em acessibilidade e fluxo de pessoal.

O projeto do Berrini One, construído pela BN Engenharia, estabelece um novo padrão de excelência na arquitetura, na tecnologia e inovação, no planejamento logístico, na eficiência condominial e, principalmente, nos detalhes do empreendimento. Um edifício Triple A com lajes corporativas de 366m2 a 2.358m², em um dos endereços corporativos mais nobres de São Paulo. O prédio está no ponto de convergência entre a Vila Olímpia, a Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, a Av. dos Bandeirantes e a Marginal do Rio Pinheiros, e possui entradas independentes por ambas avenidas. O planejamento logístico e a promoção da acessibilidade também são alguns dos diferenciais do projeto, inaugurado em 2015. Os acessos e circulações de serviço são totalmente independentes, com área para veículos e espaço para carga e descarga isolados da área social, permitindo que mudanças e entregas de cargas possam ocorrer a qualquer hora, sem prejudicar o funcionamento normal do edifício.

Para otimizar o fluxo de pessoal e permitir mais rapidez nos acessos, o prédio totaliza 21 elevadores, sendo 13 destinados aos escritórios com capacidade de transportar até 26 pessoas cada, em velocidade de até 5 m/s. Os elevadores são gerenciados por sistema inteligente com pré-chamada e distribuídos em três halls individuais e com acessos independentes. Dois equipamentos atendem todos os pavimentos entre o 4º subsolo e a cobertura, sendo capazes de transportar 1.725 kg e 1.800 kg cada. Já as docas são servidas por dois elevadores que permitem o acesso ao subsolo, com capacidade para carregar até 1.500 kg, atendendo do mezanino ao 2º subsolo e também deste ao térreo. Ainda, três elevadores fazem a ligação entre o 4º subsolo até o térreo e o elevador de bombeiros é enclausurado em câmara à prova de fogo. O acesso dos visitantes é realizado pelo estacionamento do 1º SS que ainda possui além dos elevadores que atendem até o Térreo, onde se realiza o transfer, uma escada rolante que permite acessar o lobby principal com maior rapidez, desfrutando-se na subida de visão a ambientes modernos e sofisticados.

O Berrini One foi projetado e construído dentro do mais avançado conceito de sustentabilidade, visando não só à preservação do meio ambiente, mas também ao bem-estar e à qualidade. O projeto tem arquitetura de vanguarda e foi concebido pelo premiado escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos. Já a decoração das áreas comuns, ficou por conta do escritório Moema Werheimer, que conceituou os ambientes com modernidade e funcionalidade, e utilizou móveis orgânicos da Tora Brasil, provenientes de áreas de manejo florestal de acordo com os critérios de mínimo impacto ao meio ambiente. Além disso, é um dos edifícios com maior capacidade de ar condicionado no sistema VRF do Brasil, com mais de 2500 HP.

O edifício foi um dos vencedores do 21º Prêmio Master Imobiliário, promovido em parceria entre a FIABCI BRASIL – Federação Internacional Imobiliária e o SECOVI – Sindicato da Habitação, em setembro de 2015, com o case “Berrini One” - premiado na categoria “Empreendimento - Comercial”. “Em um terreno com 10.966,54 m², situado na nobre região da Berrini, em São Paulo (SP), a Bueno Netto desenvolveu o Berrini One. O empreendimento comercial reúne inúmeros atributos que o caracterizam como um projeto diferenciado. Destaque para as áreas verdes; para o alto desempenho ambiental com certificação Green Building; para as artes embarcadas presentes nas áreas comuns, e para o monumental atrium. O conjunto destes atributos faz do Berrini One um novo marco na paisagem urbana da capital paulista”, destacou o comunicado da comissão julgadora, composta por representantes das entidades realizadoras. O projeto do Berrini One pode ser visto aqui http://www.berrinione.com.br

FICHA TÉCNICA Empreendimento: Berrini One Endereço: Av. Eng. Luis Carlos Berrini x Av. dos Bandeirantes Construção: BN Engenharia Projeto de Arquitetura: Aflalo & Gasperini Arquitetos Projeto de Decoração das áreas comuns: Moema Wertheimer Unidades por andar: 3º ao 17º andar (2 unidades) / 18º ao 33º andar (1 unidade) Lajes de até 2.358 m² N° de Pavimentos: 4 Subsolos Pav. Térreo Mezanino 31 pavimentos tipo Nº de Elevadores / Esc Rolante: 21 elevadores, sendo: 13 sociais, 2 de serviço/segurança, 3 de transferência para os subsolos, 2 de serviço junto as docas e 1 elevador de acesso ao ático e 2 Escadas Rolantes Área do Terreno: 10.966,54 m², Área construída: 68.476,90m²

O grupo Bueno Netto está presente na história brasileira da construção civil há 40 anos. Com uma trajetória marcada por excelência e credibilidade, hoje, o grupo atua em todo território nacional, construindo, incorporando e comercializando empreendimentos residenciais, comerciais e corporativos de alta qualidade.

Constituem o grupo quatro unidades de negócios:

A BN Engenharia, que foi a responsável pela construção do Berrini One, além de atuar na construção de todos os empreendimentos do grupo e de TERCEIROS, com atuação nos segmentos residencial, corporativo, hospital e shoppings, a Benx Incorporadora, responsável pelo desenvolvimento de projetos residenciais e corporativo, empresa 100% dedicada ao mercado imobiliário e; Bem Imobiliária, que comercializa empreendimentos do grupo e de terceiros.

Imagem: Hall de entrada Berrini One/Arquivo BN Engenharia

Comente em contato@sergiomauad.com.br