Opiniões



Casa em forma de cubo é construída sobre uma de suas arestas - O Globo - Out/2014



RIO — Este prédio parece que saiu rolando e acabou assim: tombado para o lado. Mas, na verdade, trata-se de uma solução sustentável, proposta pelo escritório de arquitetura eslovaco Atelier 800, para uma competição internacional. No projeto, para maximizar a entrada de luz e evitar o acúmulo de neve na entrada desta pousada nas montanhas de High Tatras, que fica ao norte da Eslováquia, os arquitetos criaram um design bem curioso, em que a base da construção em formato de cubo torto é sobre uma de suas arestas.

Como a região é de muita neve, o posicionamento da construção permite que os três lados da fachada fiquem visíveis a partir de qualquer ponto de observação, o que amplifica o jogo de luzes interno. Além disso, as arestas facilitam o escoamento da neve nas laterais. Mas o design não é suficiente para garantir (a pouca) luz solar, já que se trata de uma área gélida, marcada pelo visual de montanhas cobertas por neve. A cabana, como é definida por seus idealizadores, é feita de vigas de madeira laminada, sendo que em sua fachada tem painéis de alumínio e vidros fotovoltaicos (que convertem a energia da luz do sol em energia elétrica).

Abaixo do primeiro andar, há uma espécie de porão para guardar equipamentos e onde é possível armazenar esquis também. No primeiro andar estão o restaurante e o deck. E, nos dois andares acima, os quartos. No sótão, existe uma acomodação de emergência. Segundo o site Archilovers, o aquecimento da cabana está totalmente assegurada pelos sistemas de distribuição de ar fresco que circula e é aquecido por uma unidade de tratamento com a recuperação de calor. A transparência junto à metalização completam a imagem e ainda dão um toque de brilho. Ah, e um detalhe, por dentro, os andares são retos; somente as paredes externas que ficam em diagonal.

Fonte O Globo 14/10/14 http://oglobo.globo.com/economia/imoveis/casa-em-forma-de-cubo-construida-sobre-uma-de-suas-arestas-14250774

Comente aqui contato@sergiomauad.com.br