Opiniões



OSPA ARQUITETURA E URBANISMO: UFCSPA Campus Igara Out/2014



  • Dois blocos opostos conectados por um grande eixo longitudinal, que articula as relações espaciais e humanas do entorno, marcam o projeto do escritório gaúcho OSPA para o novo campus da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que será construído em Canoas, no Rio Grande do Sul.

    A ideia de transformar a instituição de ensino num espaço de uso público norteou o desenvolvimento do extenso programa, que ocupa uma área de 25 mil m2. De acordo com os arquitetos, o Campus Igara surge como potencial elemento de ligação entre as atividades internas e o contexto urbano em formação. “Uma praça, fluída e permeável como se supõe, em contraponto a densidade volumétrica que a solução programática sugere em uma primeira abordagem”, explicam.

    Distante do conceito “frente x fundos” e “público x serviços”, o projeto apresenta dois volumes retangulares (institucional e esportivo) dispostos nas extremidades do terreno como possibilidades de conexão com a cidade. As edificações de concreto e aço se desenvolvem por um eixo longitudinal, acessível e convidativo, que une as duas faces. “A circulação, a qual poderia ser apenas cansativa pela distância, se revela como um passeio por diversas atividades da universidade, trazendo animação ao longo do percurso”, revela a equipe.

    As áreas acadêmicas e administrativas estão posicionadas junto às testadas do lote, voltados para a rua de maior fluxo. A solução permite que seu interior seja liberado para compor as atividades esportivas e ambientes abertos arborizados no nível da calçada, conferindo maior permeabilidade e acessibilidade ao conjunto. Nas extensões laterais do terreno estão dispostas as áreas de apoio e uso público.

    Entre os dois blocos, um campo de futebol elevado figura uma suntuosa cobertura para esse núcleo poliesportivo, que abriga arenas, piscinas, vestiários e ambientes de convivência. Junto ao espaço coberto, estão previstos um auditório, restaurante e biblioteca, bem como um ponto comercial para servir ao campus e a comunidade circundante.

    Ventilação natural das quadras poliesportivas cobertas, recolhimento das águas pluviais, paineis fotovoltaicos nas coberturas de ambos os edifícios acadêmicos e orientação solar favorável são algumas das estratégias bioclimáticas adotadas.

    O projeto foi vencedor de um concurso público nacional e será desenvolvido em duas etapas, a fim de evitar interferência nas atividades do campus – ao final do primeiro estágio de obras, os alunos serão transferidos para a nova unidade.

    UFCSPA CAMPUS IGARA
    Arquitetura
     OSPA Arquitetura e Urbanismo – Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Franco Miotto, Manoela Obino, Aline Taís Comiran, Ellen Renata Bernardi, Augusto Tumelero, Matheus Lorenzet

    Ano 2014
    Área 25.000 m2
    Local Canoas, Rio Grande do Sul
    http://www.ospa.com.br e http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!aqui/read/14243/ospa-arquitetura-e-urbanismo-ufcspa-campus-igara 

  • Comente em contato@sergiomauad.com.br