Opiniões



Snøhetta é escolhido para projetar sede do jornal Le Monde, em Paris - Fev/2015



Num embate contra outros sete grandes nomes da arquitetura, o badalado escritório norueguês Snøhetta foi escolhido para projetar a nova sede do jornal francês Le Monde, em Paris. O plano de erguer um volume contorcido e arqueado bateu propostas de Shigeru Ban, Renzo Piano, OMA, entre outras.

Revestida por uma matriz pixelada com diferentes graus de translucidez e opacidade, a fachada curvada do prédio tem o formato de uma ponte que se expande ao longo do terreno e simboliza a conexão do jornal com seus leitores. “A ponte ocupada ainda permite o contato direto entre os diferentes departamentos da empresa”, concluem os arquitetos do Snøhetta.

No vão livre do grande arco, criou-se um espaço público integrado ao entorno em duas facetas: uma virada para a rua e o rio Sena, outra para uma ferrovia. Essa praça acomodará um centro de visitantes, entrada do auditório e dos funcionários, café e áreas verdes.

Na cobertura abobadada do vão central, os arquitetos apostaram numa grade pontilhada de luzes LED para representar “o fluxo transiente de informações, como nuvens ou estrelas se movendo pelo céu”, segundo explicação do conceito arquitetônico.

Até que a futura matriz fique pronta – ainda não foram divulgadas as datas de início e conclusão das obras –, o Le Monde continuará ocupando sua sede atual, num edifício projetado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc em 2004. A mudança foi motivada pelo alto valor de aluguel pago pelo jornal, estimado em mais de 700 mil libras mensais.

Comente em contato@sergiomauad.com.br

Fonte http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!news/read/14420/sn%C3%B8hetta-%C3%A9-escolhido-para-projetar-sede-do-jornal-le-monde,-em-paris 

Postado em 29/01/2015 http://www.dezeen.com/2015/01/15/le-monde-newspaper-headquarters-snohetta-paris-france/