Opiniões



ROGERS STIRK HARBOUR + PARTNERS: Atrio - Fonte Arqbacana - Março/2015



Duas torres interligadas por um amplo espaço público, como um marco arquitetônico na entrada da cidade de Bogotá, na Colômbia, caracterizam o mais novo projeto de uso misto revelado pelo escritório Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) – liderado pelo arquiteto inglês Richard Rogers.


O complexo multiuso “Atrio” compõe dois arranha-céus implantados lado a lado – o primeiro com 200 metros de altura (44 andares) e o segundo com 268 metros (59 andares) –, ambos conectados por uma área comum que abrange dois terços do terreno – mais de dez mil metros quadrados –, localizado entre as principais avenidas El Dorado e Caracas.

“A solicitação do cliente não foi apenas de instruir escritórios, mas também de criar um novo espaço público no centro da cidade. O projeto é uma grande oportunidade de contribuir para a revitalização da sociedade civil em Bogotá”, disse Simon Smithson, sócio do RSHP e arquiteto encarregado do projeto.

Considerado um dos mais importantes projetos em desenvolvimento na Colômbia, na última década, o complexo abrigará um programa com cerca de 250 mil m2 de área comercial, além de reservar espaços bem equipados para serviços públicos (em torno de 4,6 mil m2) e varejo (1,8 mil m2). Segundo o escritório, o Atrio será construído em duas fases e está previsto para inaugurar no ano de 2018.

Para o arquiteto responsável, as imagens recém apresentadas demonstram os primeiros esboços do partido arquitetônico – caracterizado pelo uso misto de elementos metálicos e translúcidos – e uma clara concepção da importância em respeitar a paisagem do entorno integrada à proposta.

Além de resgatar a vida pública com um novo espaço urbano, o projeto pretende ainda trazer novos negócios para a região, como o turismo de lazer e negócios, assim como propõe enaltecer o sistema de transporte público e a cultura local, com uma expectativa de atender até 72 mil pessoas por dia.

ATRIO
Arquitetura
 Rogers Stirk Harbour + Partners

Ano 2014
Local Bogotá, Colômbia

Comente em contato@sergiomauad.com.br

Fonte http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!mundo/read/14513/rogers-stirk-harbour--partners-atrio
Fonte http://www.rsh-p.com