Opiniões



Kengo Kuma é escolhido para projetar estação ferroviária em Paris - Abril /2015



O arquiteto japonês Kengo Kuma venceu o concurso internacional para projetar a futura estação ferroviária Saint-Denis Pleyel, que integrará um plano de modernização e expansão do metrô de Paris. Sua proposta revela uma edificação translúcida marcada por estruturas verticais de aço, em alusão aos trilhos, e pelas rampas em espiral que estendem o espaço público e dão acesso ao terraço jardim.

Com nove pavimentos, sendo quatro abaixo do nível térreo, o equipamento de 45 mil m² será erguido no subúrbio de Saint-Denis, norte da capital francesa, e abrigará lojas, biblioteca multimídia e centro de negócios. No seu entorno, uma praça pública oferece aos visitantes áreas verdes e espaços de permanência.

"A estação será um novo centro da cidade, e o seu programa complementar trará uma dimensão social e cultural dinâmica ao distrito de Pleyel”, explica o arquiteto japonês. Ainda não há data estimada para inicio ou término da construção, nem custos aproximados.

A edificação desenhada por Kengo Kuma é uma das três obras icônicas do projeto Grand Paris Express – selecionadas em concursos internacionais –, assim como a estação Le Bourget da arquiteta franco-brasileira Elizabeth de Portzamparc. Este plano urbano prevê a construção de 72 novas estações de trem e metrô na cidade, num trecho de 200 quilômetros que deve ficar pronto até 2030.

Fonte ARQ!BACANA http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!news/read/14523/kengo-kuma-%C3%A9-escolhido-para-projetar-esta%C3%A7%C3%A3o-ferrovi%C3%A1ria-em-paris  e http://www.dezeen.com

Comente em contato@sergiomauad.com.br